sábado, 23 de julho de 2011

Pagamento de hora extra e FGTS será obrigatório para domésticas

                             Já está em análise projeto que trata sobre horas extras para empregadas domésticas, sendo que o Ministério do Trabalho trabalha para encaminhar ao congresso o projeto para ser votado.
                            Para evitar demissões, governo estuda maneiras de compensar as famílias. Uma proposta é mudar a alíquota da contribuição do INSS de 20% para 14.                       
                            A empregada doméstica, Daiana Ferreira dos Santos mora em Varjão, no Distrito Federal, há doze anos. Durante um tempo ela trabalhou como diarista, mas há duas semanas preferiu voltar a ter emprego fixo. “Pelo fato de ter a carteira assinada e saber o tanto que eu recebo todo mês”, afirma.      
                      Mas não é só isso. Ela também sonha em ter direito ao fundo de garantia. “Eu moro em invasão, eu não tenho casa propria, o FGTS ja poderia ajudar a dar entrada numa casa”, declara.
                       Daiana faz parte de uma minoria: 72% dos empregados domésticos trabalham sem carteira assinada. São mais de cinco milhões de pessoas. O Brasil assinou uma convenção internacional para dar à categoria os mesmos direitos dos outros profissionais, inclusive o FGTS obrigatório e horas extras
                      O próprio governo reconhece que não dá pra tratar a dona de casa, que tem uma empregada, como se fosse uma empresária, com vários funcionários. E estuda agora uma forma de diminuir os custos que esses direitos a mais para as domésticas vão gerar.
                      O ministro do Trabalho quer reduzir a alíquota da contribuição para o INSS, que hoje é de 20%, para 14%. O patrão pagaria 8% e a funcionária, 6%. A medida estimularia o registro dos empregados.
                    “Você pode ter um percentual menor, mas o volume total acaba entrando o que não entrava. Então você recebe zero, vai receber 14%, que é melhor do que receber zero”, comenta Carlos Lupi , ministro do Trabalho e Emprego.
                      Há 17 anos a psicóloga, Eliane Alves, assinou a carteira de trabalho da doméstica Fátima. Se tiver que pagar novos direitos sem alguma compensação, ela diz que vai ficar difícil. “Pra quem já tem o orçamento tão apertadinho, qualquer acréscimo que venha a se fazer é significativo”, afirma Eliane.
                      Daiana concorda. “Eu sei que fica dificil, é um pouco caro sim”. Mas pondera. “Mas apesar da gente ser empregada doméstica a gente é cidadão brasileiro”.
                     O Ministério do Trabalho espera fechar a proposta com essas compensações até agosto. A obrigatoriedade do pagamento de horas extras e do FGTS para empregados domésticos ainda precisa ser aprovada pelo Congresso.
          WWW.G1.GLOBO.COM

Colaboração: Drª Simone Fontana - Advogada Trabalhista e Previdenciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário